sábado, março 25, 2006

Morres aos poucos...

Acordo à hora do costume, levanto-me com a vontade de sempre e mais uma vez me alongo lentamente para a banheira. O duche matinal – esse sim o meu despertador – dá-me forças e coragem para enfrentar mais um dia. Pego na primeira roupa que vejo no armário (tendo sempre em atenção o dress code), visto-me à pressa e saio como uma bala.
Mal chego à rua o Sol rasga-me os olhos e quando dou por mim estou a descer as escadas ainda meio atordoado para entrar na estação do Metro. O trabalho corre normalmente com os problemas que não variam, mas avariam. No final do dia sinto-me gasto como uma borracha, mas mesmo apagado arranjo forças para regressar a casa.
E é neste longo e tumultuoso caminho de volta para casa que fico realmente abalado. Ao contrário de grande parte dos utilizadores do Metro de Lisboa não tenho iPod nem costumo estar a ouvir música no leitor de mp3. Assim sendo vou ouvindo os sons que me rodeiam. Conversas banais, discussões de namorados, explicações sobre qual o melhor jogo de computador da actualidade, enfim… um sem número de assuntos. É nesta agitação que me encontro a ouvir um sem fim de línguas! Sem muito esforço (inclusive sem olhar) consigo aperceber-me das origens das pessoas que ali se encontram. E de uma coisa tenho a certeza: a sua maioria não é portuguesa! Ou se é não fala a sua língua-mãe.
Quantas e quantas vezes imagino o Excelentíssimo Sr. Luís Vaz de Camões a dar voltas ao túmulo. Hindi, Mandarim, Romeno, Espanhol, Crioulo, Ucraniano entre tantas outras línguas que consigo ouvir enquanto vou para casa. E Português? Pouco, muito pouco. Escasso! Ainda para mais tendo em conta a qualidade do Português que é falado. Até anúncios em cartazes publicitários vemos em Russo ou Ucraniano. Sou racista por querer ouvir falar em Português a caminho de casa? É preconceito? Não é normal gostar tanto assim da língua oficial do meu País que me frustre o facto de não a ouvir depois de um dia cansativo de trabalho? Será que Portugal está-se a tornar num melting pot americano e vamos perder a nossa cultura, os nossos costumes, a nossa língua e caminharemos para uma cultura global, uma língua universal? Estou a ser alarmista?
Deixo as respostas para vocês, caros leitores, responderem!

11 comentários:

Anónimo disse...

pois é vdd,hj em dia fala xe,mal portugues,mas kom o nivel de ensino ke hj temos!!meu karo nao e de admirar..enfim...tb é vdd hj so a estrageiros no nosso pais...nao sei se ixo é mau ou bom...para dizer a vdd...ate sei mas nao vou dize lo...
continua a escrever,tas la..
bjxxxxxxxxxx

Anónimo disse...

opa alegra te logo pela manha...
ve a koisa pelo lado positivo...
aprendes a falar outras linguas e de borla..ah..diz la se nao e bom...
ainda tens direito a saber o k se paxou na tv,e nas revistas...sim pk so dixo e k as pessoas gostam de falar...depois xegas a casa e vens escrever as andedotas do dia..ah k dizes?

Anónimo disse...

N ouves musica no mp3 mas devias pque foite dado com carinho, LOL. E uma prenda dessas não se renuncia man. Adiante, a rotina tem esse poder fantamasgórico e ao mm tempo mágico na tua vida assim como na de qquer um. O que importa é não cair no tal mecanismo robot que nos impele de avançar, senão renascer, tudo o que não implica nessa rotina das coinversas banais de metro que também podem ser ouvidas num bar, num almoço, onde seja.. pque elas tão sempre lá. O curioso é que mesmo dentro desse robotismo a nossa audição está sempre atenta a esse tipo de conversas pque mesmo que sejamos contra (ou não) a essas banalidades são essas que nos ocupam o tempo. O patriotismo que falas, vem de cada um e não há que classificá-lo por racismo, preconceito pque estes são feitos tb por cada um..

Da mesma forma que não consgues mudar toda a gente, nem o mundo, nem o que as pessoas falam, nem a lingua que falam... Podemos começar sempre por mudar primeiro o nosso mundo, e o resto.....Livre arbítrio.! Abraço ....


p.s. pensavas que me esquecia de te visitar?na my man, eu tou cá..

Chef Cosme disse...

Penso que cada vez mais as pessoas estão a perder o amor à sua nacionalidade. A ultima vez que me lembro de ver os portugueses unidos foi na época do euro... valha-nos o futebol! Não precisavamos de ser uns fanáticos, mas um bocadinho de amor à bandeira não faz mal a ninguém. Ao contrário de muita gente eu tenho orgulho em ser portuguesa! Podemos ter um país coxo em muitos aspectos, mas é o nosso e é nele que tenciono fzer a minha vida.
Esta vaga de estrangeiros pode ser analisada de várias maneiras. Por um lado somos um povo solidário, por outro temos noção k ajudar demais tb nos prejudica.
Não compreendo pk continuamoso a aceitar pessoas de outros paises se depois nao temos condições de ajuda para lhes dar. Ser só bonzinho nao chega... tb temos de ser realistas! Isso os portugueses não são de certeza.
Uma vez que chegámos a este ponto, tlv seja altura de encararmos a famosa «aldeia global» como uma realidade futura...

Anónimo disse...

Desde do dia em que ouvi o primeiro ministro dizer a um jornalista "voce nao vê que...!" Voce?! mas onde é que o exmo sr estudou? nunca ninguem lhe disse que nao se utiliza a palavra voce para se dirigir a alguem?! isto explica bem o portugues que se fala! infelizmente ja nao ligamos quando alguem diz "prontos" ou "vistes" porque se transformou em algo comum. Acreditem que faz menos confusao ouvir falar uma lingua que nao conhecemos do que ouvir a nossa ser "espancada" e mal utilizada!

disse...

Somos cidadões do mundo!
No metro da cidade universitária há uma frase que diz algo deste género, falta-me agora a memória do autor e da frase completa.
No entanto entendo o que o ProTrunks dizer, uma vez que por vezes também me passam estas coisas pela cabeça. Mesmo assim isso não deixa de ser preconceito.
Eu entendo um pouco de crioulo e divirto-me com algumas confidências feitas mesmo ao meu lado, quando pensam que não vou perceber e já me ocorreu aprender árabe.
Por mais que por vezes tenhamos esse sentimento de possessão em relação à nossa bandeira, clube ou língua, não passa de uma necessidade de identificação a um grupo. Não que isso não seja importante, mas é acessório, e bem vistas as coisas o mundo é de todos.
Quanto à rotina, cabe-nos a nós a realização do milagre de tornar cada dia um novo dia.
Não é fácil manter tantos equilíbrios tal e qual um malabarista, mas também nunca ninguém nos disse que ia ser fácil. Resta-nos a compensação de pelo menos não termos sido enganados nisso : )

Anónimo disse...

aprender uma outra lingua é tomar parte numa outra mundividência. estar num país onde se falam míriades de línguas permite que contactemos com várias visões de um mesmo mundo, sentindo desse modo a nossa própria cultura como mais característica, para o bem e para o mal.
não me sinto incomodada com a o meu metro poliglota (pois sim, se aquelas carruagens falassem, muito conhecimento universal trariam, muitos sentimentos comuns a uma mesma raça - HUMANA. ) mas sim fascinada com a união na diferença. acolher quem tão miseravelmente por vezes chega ao nosso país cabe a cada coração, cheio também (pelo menos o meu) de memórias de nossos compatriotas, presos e mal tratados por essa Europa fora e mais cedo ainda pela América Latina.
talvez não tenhamos as condições para tal, mas a Europa impõe a liberdade de fronteiras e a filosofia aclama a liberdade de acolher o mundo num só coração.
gosto da minha língua e sinto-me feliz que também se perpetue por norte, sul, este e oeste, mutiplicando os sotaques que dela existem e permitindo que as culturas se olhem, reconheçam e enriqueçam.
"Não sou ateniense nem grego, sou um cidadão do Mundo" - Sócrates

Anónimo disse...

Bem amante.. eu como sabes só vim cá ver a bola lol porque o meu pais é o Brasil mas apesar disso Portugal já se tornou a minha 2ª casa e como é óbvio não é precontceito nenhum querer que Portugal seja o país que já foi um dia, sem tantas "misturas" mas não digo para acabarem com a imigração em Portugal mas sim não haverem imigrantes em massa como esta a acontecer, porque qualquer dia Portugal irá se resumir a apenas misturas de raças o que iria causar um "apagamento" na história do mundo deste pequeno país que já dominou o mundo na altura dos descobrimentos!
Bem.. já chega de testamentos LOL *CHUAK* enormes para o meu amante fofinho! =)

Rapazito disse...

Excelente texto, como já te tinha dito.. É a verdade, nada mais do que isso. Já começa a ser dificil ouvirmos o Portugues nas ruas das nossas cidades.. Quem diria.. Mas pronto pode ser que a próxima geração tenha mais gosto pela lingua portuguesa :)

Anónimo disse...

Ah pois é...olha eu axo k te devias msm render ao mp3,que para mim foi a melhor invenção dos ultimos tempos...eu que apanho o comboio na amadora todos os dias,sinto-me estrangeira naquela estação...por isso...usa o mp3,aliviár-te-á a dor*

Anónimo disse...

Cada vez mais se vão apagando as linhas que nos separam de outras culturas. Cada vez mais a cultura Portuguesa é assimilada. Cada vez mais Portugal vai morrendo aos poucos. Será evolução, ou negligencia? O que é nacional ainda é bom, mas cada vez menos em Português? E bastará simplesmente copiar o que vem de fora para a lingua de Camões para se tornar parte da cultura portuguesa ?